Exercícios
Quando pensamos na estratégia da empresa, algo fundamental é estabelecer quais são os processos que conduzem ao oferecimento de um pacote genuíno de valor e como eles estão ajustados e conectados.
Entenda por “processo” como o conjunto de atividades que deve se realizar dentro de uma função específica dentro da empresa. Assim, temos o processo de vendas, de compras, de distribuição, de gerenciamento de pessoas entre outros. Cada um destes processos deve ser construído com uma característica única mas igualmente ligada ao objetivos e metas do negócio. Isso quer dizer que um empreendimento de sucesso é aquele que consegue fazer uma combinação única de recursos e competências que aparece no produto ou serviço que oferece. Mas você sabe como fazer isso?
Ichijo e Nonaka (2006) em seu livro “Knowledge creation and management: new challenges for managers”, falam sobre a importância de se criar uma forma única de se trabalhar, um kata.
Ter um kata significa unir conhecimento explícito (aquilo que se aprende em livros e aulas, por exemplo) com o conhecimento tácito (aquele que é pessoal, individual, difícil de ser transferido). Empresas que conseguem ter um kata, são mais competitivas; por outro lado, é difícil de se conseguir porque exige paciência (criar uma habilidade leva tempo) e a aceitação que se trata de um processo evolutivo. Mas se der certo… ah! Estamos falando de criar novos conhecimentos, fomentar a criatividade e potencializar eficiência.
E como fazemos para criar o kata da nossa empresa? Os autores ensinam que é preciso aprender (coisas novas), quebrar (o que é antigo) e criar (novas atividades). “Um bom kata olha para o futuro, mas aprecia os sucessos do passado como fonte de seu conhecimento”.
Agora, que tal praticarmos um pouco? Para descobrir o kata da sua empresa, leia e responda as perguntas que estão na figura. Anote suas respostas em post its e cole-os no seu quadro de ideias.
ICHIJO, Kazuo; NONAKA, Ikujiro. Knowledge creation and management: New challenges for managers. Oxford university press, 2006.